Nesse fim de semana realizamos a primeira edição da PiauIndie Game Jam, a primeira Jam genuinamente piauiense, onde desenvolvedores precisam produzir jogos em 48h. E o resultado dessa empreitada foi surpreendente, confiram!

Foram no total 7 jogos criados por sete equipes ou pessoas individualmente, mas todos de maneira colaborativa! Cada um com uma proposta única baseada no tema “Conexão Irreversível“.

Alguns poucos grupos vieram formados e outros foram montados na hora, no início da Jam. Essa que começou com uma rápida oficina sobre Dicas de Game Design para Game Jams, ministrada pelo Ruhan Bello (Exit Games). E logo depois os grupos foram formados e horas a fio de produção foram travadas por cada equipe. Com momentos de pausa para dormir, lanches, descontração e muito game test entre os membros, é claro!

Inclusive nossa Jam virou pauta nos jornais de TV local, se tornando em algumas matérias. Uma transmitida no programa Bom Dia Piauí, da Globo, e outra transmitida pela TV Cidade Verde, do vídeo logo abaixo:

 

Mas vamos então ao que interessa, que é conferir todos os jogos desenvolvidos na Jam, um por um em ordem alfabética!

 

ADX Florence

Jogo de estratégia multiplayer local com temática de fuga da prisão.

Plataforma: PC

Número de Player: 2 Jogadores – Multiplayer Local

Gênero: Estratégia, Platformer

Equipe que produziu:

  • Germano Maia Gomes – Programador
  • Moisés José dos Santos Freitas – Programador
  • Matheus Feitosa – Artista

 

Colorless

A proposta do jogo é que o jogador “perca” os seus poderes para poder prosseguir no jogo. Para cada poder perdido, o jogador pode quebrar uma conexão “irreversível”. O jogador inicia com um papagaio que contém 3 cores e que vai perdendo as cores na medida que avança. O objetivo do jogador é de chegar na pilha de frutas tendo pelo menos 1 cor, pois ter zero cores é a condição de derrota. O jogador pode contar com a ajuda de outros papagaios: eles iniciam sem cor, mas irão lhe auxiliar caso sejam coloridos pelo jogador com alguma cor desejada.

Plataforma: PC

Número de Player: Um jogador

Gênero: Puzzle, Top-Down

Equipe que produziu:

  • Ruhan Bello

Link do jogo

 

 

 

Connected Memories

A ideia do game veio de “memórias” como um exemplo ideal de conexão irreversível, tema da Jam. Tendo isso em vista, Connected Memories coloca o jogador em um cenário que varia entre a cor e a melancolia, onde um homem perdeu sua mulher, e a mesma se encontra em um pós vida sem cor, apegada ainda às memórias que tinha em vida e ao amor pelo seu marido. O objetivo do jogo é fazer com que (através do movimento espelhado dos personagens) o jogador consiga fazer com que os personagens se encontrem em locais específicos do cenário apresentado, fazendo uso de suas habilidades e limitações. Libertando assim o espírito inconformado da mulher.

Plataforma: PC

Número de Player: Um jogador

Gênero: Puzzle

Equipe que produziu:

  • Daniel Dantas – Programador
  • David Stéfano (Kael Angeli) – Artista
  • Isaac Augusto – Programador e Level Designer
  • Pedro Ivens – Artista
  • Alex Almeida – Trilha Sonora

Link do jogo

 

Irreversible

A ideia desse jogo minimalista é fazer com que o jogador consiga montar a forma mostrada na parte inferior da tela, apenas com cubos, que vão caindo desenfreadamente, e se juntando a peça final, de maneira irreversível. O jogador só pode girar e subir ou descer a peça. Caso todas as peças caiam e a forma não estiver correta, é game over. Caso o jogador acerte o formato, um próximo nível é apresentado.

Plataforma: PC

Número de Player: Um jogador

Gênero: Puzzle

Equipe que produziu:

  • Juarez Nolêto

 

Irreversible Connection JAM

Be nice to your buddy, you depend on him.

Plataforma: PC

Número de Player: Multiplayer Online

Gênero: Ação

Equipe que produziu:

  • Erick Passos

Link do Jogo

 

PiauIndie the Game

O jogo surgiu da temática da PiauIndie Game Jam, onde a conexão irreversível seria a união contínua dos desenvolvedores piauienses, homenageando de certa forma o espírito indie contagiante que está rolando em nosso estado. Daí tudo foi unido a ideia de fazer um jogo retrô aos moldes antigos para rodar em um fliperama de verdade, surgindo então um Shoot ‘em Up bem colorido e divertido! Os elementos do game também seriam parte desse cenário: a nave seria o Joystick da logo do PiauIndie, os Power Ups baseados nas áreas do game dev (arte, música, programação, etc) e cenário seria uma representação de Teresina, e por ai vai!

Plataforma: PC, Fliperama

Número de Player: Dois jogadores (multiplayer local)

Gênero: Ação, Shoot ‘em Up

Equipe que produziu:

  • Décio Oliveira (Dex Drakon) – Artista
  • Luis F. Patrocínio – Programador
  • Alex Almeida – Trilha Sonora e Sound Design

Link do Jogo

 

Welcome to Machine

O jogo é um endless runner, o player precisa desviar de obstáculos enquanto foge de um perseguidor. O principal objetivo é coletar todos os Qrcode em forma de presente, que estão espalhados pelo cenário para poder “escapar”. O enredo conta a história de um garoto que foi “sugado” pelo seu computador, e acaba sendo perseguido por um vírus enquanto está na internet.

Plataforma: PC

Número de Player: Um jogador

Gênero: Ação, Platformer

Equipe que produziu:

  • Tobias Santos
  • Elias Pacheco
  • Victor Dourado
  • Rikelmy Roberto
  • Humberto Jordão

Link do Jogo